BRASIL: PAÍS DE MISERÁVEIS
14 de Outubro de 2004 

Estudo mostra que Brasil tem mais mendigos do que a Argentina, Uruguay e Paraguai, juntos, possuem de população.

O Brasil possui 47,4 milhões de habitantes que não ganham o suficiente para comer, parcela que passou de 26,23 por cento da população em 2002 para 27,26 por cento em 2003, o primeiro ano do governo Lula. O cálculo inédito é resultado de uma pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS-FGV), apresentada nesta quinta-feira, em São Paulo.


Brasileiros procuram alimentos
no lixo: qual é o futuro deste povo?

 

"Esse resultado é reflexo da alta inflacionária registrada no fim de 2002, somada à estagnação econômica e ao aumento do desemprego. Isso tudo contextualizado num período de mudanças no cenário político nacional", explicou à Reuters o economista-chefe do CPS-FGV, Marcelo Neri.

O estudo da FGV avaliou pela primeira vez os dados abertos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para calcular a quantidade de brasileiros em situação de miséria.


Este é o Brasil real, que
a imprensa não mostra

Essa parcela da população não tem dinheiro sequer para comprar uma cesta básica de alimentos que garanta o consumo diário de 2.888 calorias, segundo o nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fonte: Reuters, 14 Out 2004