TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO FIASCO DE NOVO HAMBURGO
08 de Setembro de 1999

CAVALEIRO DO PAMPA É AMEAÇADO ENQUANTO A BANDEIRA BRASILEIRA É EXALTADA

Era 20 de Setembro de 1996 na cidade de Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul), o desfile em comemoração à Semana Farroupilha marcado para às 10:00 hs obedeceu aos protocolos brasileiros e  atrasou 30 minutos.

O PRIMEIRO INCIDENTE
Todos haviam desfilado quando chegou a vez da Cavalaria e houve o primeiro incidente com o Cavaleiro do Pampa Carlos Otávio Schneider. O organizador (organizador?) de alcunha "Toninho" proibe Schneider de desfilar sob a alegação de que as rédeas do cavalo eram de náilon! A revolta foi geral.

O SEGUNDO INCIDENTE
O imponente cavaleiro Schneider portava a Bandeira do Pampa e montava com orgulho o seu cavalo crioulo quando foi novamente atacado pelo Sr. Toninho e o Capitão Jonis Nogueira, da Brigada Militar: "
O Senhor não vai desfilar com esta bandeira", assegurou Nogueira.

Schneider que desfilava pelo DTG Esperança de Novo Hamburgo, acompanhado de Valdir Prestes e o exímio cavaleiro "Lulu", integrantes da mesma entidade, lançou o desafio:
 

"Vou desfilar Capitão, pois a minha bandeira é muito mais Gaúcha que a sua, pois esta que o Senhor Capitão está carregando (a bandeira brasileira!) constitui-se numa bandeira assassina. Os homens que no passado a portavam pertenciam a uma horda de selvagens, que invadiram as nossas terras e casas. Os filhos que se recusaram a compor as colunas brasileiras eram sangrados como animais no matadouro. Nossas mulheres e nossas filhas eram estupradas enquanto nossos Heróis Farroupilhas lutavam pela causa justa. Nossas crianças eram fria e covardemente degoladas por este bando de assassinos brasileiros do ciclo Farroupilha. Portanto Senhor Capitão, a minha Bandeira é muito mais Gaúcha e patriótica que a sua."

     

Após muita discussão o desfile foi permitido sob uma série de condições que, obviamente, não foram acatadas.

A comunidade local aplaudiu carinhosamente a passagem do estandarte, ignorando a falta de respeito do palanque político que se virou e deu as costas ao "Cavaleiro Solitário", à exceção do Patrão do DTG João Pinheiro e sua Prenda.


O fiasco dos organizadores do desfile de 20 de Setembro de 1996 em Novo Hamburgo constituiu-se em mais uma demonstração de prepotência, ignorância e desrespeito aos Ideais Farroupilhas. O processo de aculturação destes pseudo-tradicionalistas chegou ao absurdo de portarem a bandeira brasileira em posição de destaque no início do desfile Farroupilha. Uma bandeira que representa tudo aquilo que os Bravos Farroupilhas deram suas vidas para combater.