AS BANDEIRAS ESQUECIDAS
PELA HISTÓRIA BRASILEIRA
Atualmente não é difícil, nem uma surpresa, encontrar alguém que, abertamente, considere o Brasil, não um país, mas uma colônia norte-americana. O que com certeza surpreenderá muitos é saber que este colonialismo não é de hoje, nem foi implantado há algumas décadas, mas remonta ao século 19. Conforme consta na Enciclopédia Encarta 97 (versão em língua inglesa) "uma versão preliminar da primeira Constituição Brasileira foi completada em Junho de 1890. Baseada na Constituição dos Estados Unidos da América ela foi adotada em Fevereiro de 1891, e o Brasil tornou-se uma República Federal, oficialmente chamada de República dos Estados Unidos do Brasil". 15 de Novembro de 1889 é
o dia da "Proclamação da República"
brasileira, que marca o final do Império e o início
de uma nova (e suspeita) fase na vida política brasileira.
A Figura 1
traz a primeira Bandeira Republicana
Brasileira, um símbolo que
a história oficial brasileira gostaria de esquecer, e de
fato, praticamente esqueceu, pois, mesmo
sendo uma bandeira oficial, é bastante difícil encontrá-la
nos livros de história.
A semelhança da quase
esquecida primeira bandeira (Figura
1) com a bandeira norte-americana,
apresentada na Figura 2, com certeza não pode ser atribuída
a uma mera coincidência. O esquema geral das duas bandeiras é absolutamente idêntico. Ambas possuem um retângulo no canto superior esquerdo com fundo azul e contendo estrelas na cor branca, que simbolizam o número de estados. As duas bandeiras possuem faixas
horizontais com cores alternadas. Observando com atenção
é fácil verificar que até mesmo o número
de faixas horizontais é o mesmo, são 13 faixas, apenas
as cores são diferentes. Como não poderia deixar de
ser, nas duas bandeiras a cor da primeira faixa horizontal é
igual a cor da última faixa, verde na brasileira e vermelha
na norte-americana.
Se a bandeira da Figura 1 foi praticamente
esquecida pela história oficial brasileira o que não
dizer da bandeira apresentada pela Figura
3. Esta
foi literalmente BANIDA, ninguém
a conhece!
A bandeira apresentada pela Figura 3 foi proposta para ser a primeira bandeira republicana brasileira, mas foi rejeitada. Talvez não fosse suficientemente semelhante à dos novos colonizadores. Mesmo tendo sido escondida pela história oficial brasileira não é difícil encontrar as fontes de "inspiração" desta bandeira.
Há uma significativa semelhança com a bandeira do Reino Unido (Figura 4), principalmente nas cores (azul, vermelho e branco) e na quantidade de área que cada cor ocupa, mas a Figura 3 traz, na verdade, uma combinação de várias bandeiras, norte-americanas e britânicas. Vamos conhecê-las.
A Figura 5 retrata uma das bandeiras britânicas utilizadas na Índia Colonial pelo Vice-Rei, mais especificamente no período de 1885 a 1947. Pode-se observar que esta, assim como a da Figura 3, possui dois símbolos na parte central da própria bandeira, sendo um deles uma coroa e o outro, logo abaixo, um símbolo local. No caso desta bandeira o símbolo abaixo da coroa é conhecido como "Estrela da Índia".
A Figura 6 traz uma bandeira usada pela marinha confederada na época da guerra civil norte-americana. Possui as mesmas cores da bandeira brasileira proposta e apresentada na Figura 3, azul, vermelho e branco, além disso são "berrantes" as grandes estrelas brancas de cinco pontas existentes sobre todas as faixas azuis, em ambas as bandeiras. Este conflito norte-americano ocorreu entre 1861 e 1865, ou seja, no mesmo período histórico em que foi proclamada a República Brasileira. Nesta mesma época, nos Estados Unidos da América, surgiram mais de uma dezena de variações da bandeira da Figura 6, todas ligadas aos Estados Confederados, e que tiveram os mais diversos fins. Algumas delas são apresentadas a seguir (Figuras 7, 8, 9 e 10).
As largas faixas azuis contendo
grandes estrelas brancas de cinco pontas estão até
hoje presentes nas bandeiras dos estados norte-americanos da Geórgia
e do Mississipi, como é apresentado abaixo nas Figuras 11 e 12
Será que todas estas semelhanças são uma grande coincidência? RS |