BEBEDEIRAS DO LULA VIRAM CHACOTA NA IMPRENSA MUNDIAL
08 de Maio de 2004

As bebedeiras de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente brazílico, viraram motivo de chacota na imprensa internacional.


08/Maio/2004

"Bebedeira" de Lula vira preocupação nacional

Por Larry Rohter

BRASÍLIA, Brasil - Luiz Inácio Lula da Silva nunca escondeu que gosta de um copo de cerveja, uísque ou, ainda melhor, um pouco de cachaça, a potente bebida derivada da cana de açúcar. Mas alguns de seus compatriotas começam a imaginar se a predileção do presidente por bebidas fortes está afetando sua performance no cargo.


Lula: o presidente "barril", serviçal da Globo, banqueiros e governo estadunidense, passa seus dias  embriagado

Nos últimos meses, o governo esquerdista de Lula foi atingido por uma crise após a outra, de um escândalo de corrupção ao fracasso de importantes programas sociais. O presidente freqüentemente ficou fora da visão pública e deixou seus assessores cuidarem das dificuldades.

Isso criou especulações de que seu aparente desligamento e passividade podem, de alguma forma, estar relacionados ao seu apetite pelo álcool.
Seus defensores, entretanto, negam relatos de problemas com bebidas.

Apesar de líderes políticos e jornalistas cada vez mais falarem entre si sobre o consumo alcoólico presidente, poucos estão dispostos a expressarem suas dúvidas em público ou no papel.

Uma exceção é Leonel Brizola, o líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que foi o vice-presidente de Lula na eleição de 1998, mas agora teme que o presidente esteja "destruindo os neurônios de seu cérebro".

"Quando eu fui o candidato para a vice-presidência de Lula, ele bebia muito", afirmou Brizola, agora um crítico do governo, em um recente discurso. "Eu o alertei sobre o perigo das bebidas destiladas. Mas ele não me ouvia e, segundo várias pessoas, ele continua a beber".

Além de Brizola, líderes políticos e a mídia parecem preferir lidar com insinuações, mas ainda assim sempre com algum tipo de tempero.

Sempre que possível, a mídia brasileira publica fotos do presidente com os olhos embaçados ou o rosto avermelhado, e constantemente faz referências a churrascos de final de semana na residência presidencial, nos quais a bebida corre solta, e a eventos estaduais, nos quais Lula parece nunca estar sem uma bebida nas mãos.