QUEM SERÁ O PRESIDENTE 2?
16 de Novembro de 2000

 

Nos últimos dias os brazileiros tomaram conhecimento da existência do Caixa 2 da campanha presidencial, um registro não oficial das "doações" financeiras e que traz os (supostamente) verdadeiros números do "negócio", enquanto o Caixa 1 traz números que são uma mera formalidade.

 

As explicações

Cada dia que passa os tucanos se enrolam mais nesta história do Caixa 2 da campanha de Fernando Trambique Cardoso. A primeira explicação que surgiu foi que as planilhas eram falsas, e portanto tudo não passava de uma armação para prejudicar o presidente dos brazileiros. Mas essa versão não se sustentou, pois os próprios empresários que apareciam como doadores confirmaram as doações, não podendo portanto a planilha espelhar uma situação de falsidade.

Depois o líder tucano Arthur Virgilio tentou justificar o Caixa 2, argumentando que todos os partidos na prática atuam da mesma maneira, o que é patético, pois se tenta encobrir um crime mostrando que os outros vivem igualmente na ilegalidade.

Mas o último argumento que se quer passar para o distinto público é o mais interessante de todos.

O PSDB agora, pela própria dificuldade de negar o que está documentado, tenta dizer que as doações podem efetivamente ter se realizado, mas que não chegaram ao destino. Em resumo, que os arrecadadores do presidente dos brazileiros eram ladrões. Como a maioria deles são figuras que participaram do primeiro governo de FHC, e uma parte do segundo mandato, isso demonstra que os brazileiros tiveram, durante um bom tempo, comandando órgãos importantes e até ministérios, larápios espertos.

Se esses “arrecadadores” tiveram a coragem de se apropriar do dinheiro destinado à campanha do presidente da República, imaginem o que não podem ter feito com o dinheiro público que estava sob sua guarda durante o período em que estiveram no alto escalão do governo daquela republiqueta...

 

E o verdadeiro imperador, digo, presidente?

Agora que os brazileiros já conhecem que há um caixa paralelo, o Caixa 2, bem que poderiam tentar descobrir quem é o verdadeiro presidente, o presidente 2...

Na republiqueta brazileira a quantidade de escândalos a serem abafados é tão grande que alguns acabam saindo pelo "ladrão"...  Ou será este um "escândalo controlado", para evitar outro de maiores proporções?

 

Foi consultada a Tribuna da Imprensa de 16 de Novembro de 2000.