GLOBO x GAÚCHOS: A FARSA DO ESPORTE
ESPETACULAR
09 de Setembro de 2003
Segue a descrição da farsa ocorrida no programa Esporte Espetacular da Rede Globo de TeleViaditização.
A denúncia
formal e o boletim
de ocorrência policial estão disponíveis
para download em formato PDF:
http://www.pampalivre.info/globo_x_gauchos__farsa_no_esporte_espetacular.pdf
O texto da denúncia é reproduzido abaixo.
Caxias do Sul, RS, 25 de agosto de 2003
Carta de esclarecimento
Após o atleta Cristiano de Souza, treinado por mim, vencer o campeonato "O homem mais forte da América do sul", fomos convidados a participar do quadro "desafio espetacular" do programa esporte espetacular da Rede Globo.
Esse desafio seria contra Jair Gomes que já está na mídia a quase um ano se dizendo invencível. Viajamos para o Rio de Janeiro e levamos conosco trajes gaúchos para participar do programa à pedido da produção do mesmo. No dia das gravações, nos levaram para um local chamado Recreio dos Bandeirantes, la chegando já estavam presentes Jair Gomes, seu técnico e mais umas trinta pessoas.
Imediatamente, estes nos começaram a insultar com palavras de baixo calão, e caçoar de nossas roupas típica do Rio Grande do Sul, dizendo que nós e todos os gaúchos somos homossexuais. Neste momento, fui cumprimentar o "atleta" Jair Gomes e ele me recebeu com muitos palavrões e ameaças dizendo que esta seria nossa "última viagem para o Rio de Janeiro, pois iríamos morrer".
Em seguida, o seu técnico se aproximou e começou a me agredir e a nos ameaçar de morte, dizendo que iria nos "encher de chumbo". Inclusive, mostrando a arma que carregava na cintura. Enquanto isso, o restante da "torcida" continuava a nos humilhar, e também nos ameaçar, dizendo que assim que terminassem as gravações, nós iríamos sair de lá "quebrados e mortos".
Então, o Sr. Dorli, motorista contratado pela Rede Globo para nos conduzir até o local, ligou para polícia por 3 vezes mas ela não compareceu. Assim, com o estado psicológico do atleta Cristiano, completamente abalado, o resultado foi no mínimo duvidoso. Enquanto as câmeras estavam filmando um de nós, o outro atleta estava sendo xingado e ameaçado.
Sou vice presidente da W.A.B.D.L. (Associação Mundial de Levantadores de Peso) e como atleta sou 3 vezes campeão do mundo e represento o Brasil em campeonatos mundiais à 12 anos e jamais passei por uma situação dessas, com tanta falta de respeito e desonestidade. Acredito que o esporte tenha outra finalidade e não terrorismo. Algumas perguntas que ficaram sem respostas:
1- Porque nos falaram qual prova seria disputada somente 5 dias antes do desafio, enquanto o "superherói" Jair Gomes já estava treinando para a mesma a 2 meses?
2- Porque fomos obrigados a usar "straps" (suporte de tecido que enrola nos punhos e nas mãos). Para realizar a prova que foi levantar e sustentar no ar uma caminhonete, sendo que a regra não permite que se use, e nós treinamos sem straps?
3- Porque a prova não foi cronometrada por um arbitro neutro e sim pelo repórter Edson Viana da Rede Globo?
4- Porque a prova não foi cronometrada com um cronometro e sim pelo relógio de pulso do referido repórter?
5- Porque o mesmo reporter me indagou por 3 vezes antes da prova sobre quanto tempo o Cristiano sustentava a caminhonete no ar?
6- Porque, quando Cristiano concluiu a prova, o reporter não me deixou verificar o tempo que havia sido feito?
7- Porque não havia segurança no local?
8- Porque não havia ambulância no local?
9- Porque não havia um médico no local?
10- Porque foi permitido ao técnico do Jair Gomes, colocar um cronometro enfrente ao rosto do mesmo para que ele acompanhasse o tempo?
11- Porque não me permitiram que ficasse ao lado do meu atleta durante a prova para que pudesse auxilia-lo psicologicamente depois de tudo que fizeram com nós?
12- Porque não fizeram um sorteio para decidir qual atleta faria a prova primeiro?
Após todos esses fatos, no dia seguinte, compareci até a Rede Globo e falei com o diretor de esportes e o mesmo, após me ouvir, sugeriu que eu não registrasse ocorrência na policia pois não iria adiantar nada, que eu iria perder tempo e isso também não seria "bom" para o programa pois o mesmo estava com uma audiência muito boa e o Jair Gomes é um "excelente" personagem.
Disse me também que iria "apurar" os fatos, e ai fica mais uma pergunta, apurar de que forma? Porém, fui até a delegacia e registrei a ocorrência.
Até quando vai continuar essa brincadeira de "Super Herói", de "invencível" e esta falta de respeito com atletas de verdade, que levam a sério o seu trabalho?
Atenciosamente
Vilmar Oliveira
Vice presidente da W.A.B.D.L.
Presidente da Federação
Gaúcha de Levantamentos Básicos
[email protected]
Telefones:
(54) 3028.3477 - (54) 3025.7506 - (54) 9102.7227