Racismo anti-gaúcho se acirra ainda mais no Brasil
27 de novembro de 2008

Iniciada há mais de 20 anos, a campanha brasileira de discriminação e racismo contra o nosso povo e a nossa cultura há muito não conhece limites.

Os jornais tupiniquins fazem questão de deixar claro que o objetivo é mesmo discriminar e agredir, como neste exemplo do catarinense Diário do Litoral, de Balneário Camboriú, que publicou manchetes como "Figueira vai a Porto Alegre e come o fiofó dos Gaúchos" e "Figueirense come o Grêmio de virada na casa dos gayúchos". Envie o seu protesto contra este jornal brasileiro por e-mail ou telefone: (47) 3360-0324.

Só a restauração da independência da República Rio-Grandense vai eliminar de forma definitiva o racismo de que somos vítimas em pindorama, o país de faz-de-conta.

  
Clique nas imagens para ampliar (abre em nova janela)

 

Muitas pessoas fazem contato  perguntando se estas capas são montagem. Por mais absurdas que possam ser, infelizmente não são montagens, são manchetes autênticas publicadas por este jornal brasileiro. Um dos jornalistas deste jornal chegou a publicar deboches sobre as mensagens de protesto que receberam, como pode ser visto aqui:
http://deolhonacapital.blogspot.com/2008/11/diarinho-na-mira-do-mau-humor-gacho.html   (link verificado em 05 DEZ 2008)

Outras manchetes e notícias ofendendo os gaúchos podem ser encontradas com facilidade no site deste jornal. Basta utilizar o mecanismo de "busca" lá existente:
http://www.diarinho.com.br/cgi-bin/search/search.pl?nocpp=1&Match=0&Realm=2008&Terms=gayucho (link verificado em 05 DEZ 2008)

Note que o jornal retirou do site as notícias das capas acima reproduzidas.

Igualmente, ao publicarmos este conteúdo estamos denunciando uma campanha de ódio e racismo que se estende há mais de duas décadas. Diante de uma campanha de racismo, ódio e genocidio étnico-cultural desta envergadura o que podemos fazer?! Temos, sim, não só o direito, mas o dever de denunciar.

As pessoas que enviarem seu protesto para este jornal racista e receberem resposta estão convidadas à nos repassar estas respostas para que possamos publicá-las aqui neste espaço. Faça contato conosco através deste e-mail.

 

 

 

 

Leia também: