INTERPRETANDO A NOTÍCIA
23 de Novembro de 2003

Existem notícias que são publicadas pela mídia que, numa primeira análise, pode parecer algo despretencioso e sem motivos. Mas isso jamais acontece; sempre há um forte motivo por trás. Veja a notícia abaixo:

Atores mirins de "Cidade dos Homens" visitam o presidente Lula 

 



O presidente Lula recebeu nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, os atores do seriado "Cidade dos Homens", exibido pela Rede Globo.

Darlan Cunha, o Laranjinha, e Douglas Silva, o Acerola, entregaram a Lula o DVD com o episódio que eles gravaram em Brasília. No episódio, que foi ao ar em outubro, eles tentavam entregar uma carta ao presidente.

Lula contou aos meninos um pouco da infância pobre e pediu que eles continuassem estudando. A iniciativa para o encontro foi do próprio Lula, que deu a eles de presente um globo terrestre que ficava em seu gabinete.

Fonte: Jornal Nacional, 10/Nov/2003

 

O que poderia haver por trás de uma notícia aparentemente despretenciosa como esta acima reproduzida? Quando não é possível ver o alvo, pode-se estimar seu tamanho pela potência do tiro que está sendo dado para destruí-lo, pois ninguém usa um canhão para mater uma formiga.

Neste caso tratou-se uma "demonstração de força" da Rede Globobo de TeleViaditização para o governo do estado do Rio de Janeiro, especialmente para o secretário de segurança pública Antony Garotinho. Darlan Cunha, o Laranjinha, e Douglas Silva, o Acerola estão entre os empregados da Globo, da equipe do programa "Cidade dos Homens", filmados em uma confraternização a base de cocaína com traficantes e cuja fita está em poder da polícia carioca. A Globo estava dizendo o seguinte: "você (Garotinho) tem a fita, mas nós mandamos no presidente Lula".

A informação da apreenção da fita foi publicada por Cláudio Humberto, em 27/Set/03:

Fita documenta roda de coca
Ao prender um traficante, o setor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro apreendeu uma fita comprometedora. Ela registra os momentos que antecederam o violento tiroteio entre gangues, há dias, no morro Dona Marta, e documenta uma curiosa confraternização, à base de cocaína, entre bandidos e membros da equipe do filme “Cidade dos Homens” [DA REDE GLOBO], que ficaria encurralada na troca de tiros.

Fonte: Cláudio Humberto, 27 de Setembro de 2003

 

As ligações da Globobo com o crime organizado e especialmente com traficantes é bem conhecida, e já foi documentada em livros como "Afundação Roberto Marinho" e "Afundação II".