LULA RECEBE PRÊMIO DE MAIOR AMIGO DOS HOMOSSEXUAIS
SÃO PAULO, 7 de março (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu pelo correio nesta segunda-feira o prêmio anual Triângulo Rosa de maior amigo dos homossexuais brasileiros em 2004, concedido pelo Grupo Gay da Bahia.
"Ele foi o primeiro presidente da República a escrever uma carta de apoio a um grupo homossexual, declarando: 'Qualquer maneira de amor vale a pena. Qualquer maneira de amor vale amar'", diz nota do grupo sobre o texto enviado por Lula ao Grupo Homossexual Estruturação de Brasília, em junho de 2004.
Lula foi o segundo presidente brasileiro a ser agraciado com o Triângulo Rosa. No último ano de seu mandato, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) ganhou o prêmio por ter defendido em discurso o direito à união civil entre parceiros do mesmo sexo.
"Embora não tenha sido o mais significativo, foi importante o presidente Lula ter escrito aquele texto de apoio", disse à Reuters o fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott. A definição dos escolhidos é feita pelos dez coordenadores da entidade.
Sediado em Salvador, o grupo entregou o prêmio pelo décimo sexto ano consecutivo e já teve entre seus vencedores a ex-primeira dama Ruth Cardoso, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) e o atual ministro da Cultura, Gilberto Gil (PV).
Já governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus (PMDB), ficou com um troféu menos abonador: o Pau de Sebo, concedido àqueles considerados pelo grupo como "inimigos de gays, lésbicas e transgêneros".
"Aproveitamos para mostrar o ridículo dos inimigos dos gays e lésbicas. Por mais que queiram destruir o movimento, nunca chegam a seu objetivo, caindo e se lambuzando no pau de sebo da ignorância", explicou Mott.
Rosinha impôs um veto, derrubado em seguida, a projeto de lei que confere direitos iguais a parceiros homossexuais no funcionalismo público.
O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), ficou em 16o na lista dos inimigos por condenar as paradas gays realizadas no país.
O triângulo rosa é utilizado pelo grupo por ser símbolo do movimento gay. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), era com essa forma geométrica em suas roupas que os homossexuais eram identificados nos campos de concentração.
Fonte: http://br.news.yahoo.com/articles/finance/050307/5/sbrg.html
LEIA TAMBÉM: |