QUEM SOMOS...

O MOVIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA DO PAMPA foi fundado em Fevereiro de 1990, mas já atuava de fato desde meados da década de 1980. É o Movimento Separatista Gaúcho com reconhecimento internacional e citado em estudo separatista do exército dos Estados Unidos, entre outros.

O áuge das atividades do Movimento ocorreu em 1993, quando haviam centenas de Comissões Separatistas Municipais em todo o Rio Grande do Sul. Um abaixo-assinado visando chamar um plebiscito para consultar a população sobre a restauração da República Rio-Grandense estava sendo elaborado e já contava com mais de um milhão de assinaturas de eleitores gaúchos quando foi roubado pela polícia brasileira.

A partir de 1993 o Movimento Pampa passou a sofrer perseguição sistemática por parte do mega sistema que controla o Brasil (políticos corruptos, governos de alguns países estrangeiros adeptos do colonialismo, jornalistas corruptos encabeçados pela Rede Globo de Televisão, etc.). Apesar de se tornar vítima do ódio brasileiro, o Movimento sobreviveu e continua atuando, de forma pacífica, pela restauração da independência da República Rio-Grandense.

O web site do Pampa Livre está online desde 1999.

 

Leia também: